Factos Fictícios

Thursday, September 08, 2005

Factos Fictícios – magazine de estórias baseadas em histórias

Escrever uma estória é sempre um exercício de imaginação. Mas distorcer factos verídicos, exagerá-los e adaptá-los à ficção é o que sempre preferi fazer. Aliás, é no quotidiano, na vida pura e simples que estão os mais engraçados factos. Pegar nesses e inseri-los num mundo criado pela nossa imaginação é criar a nossa própria versão dos acontecimentos e dar à história a conclusão que, no fundo, sempre quisemos que ela tivesse tido.
Comecei a escrever estas “tangas” quando andava no sétimo ano. No entanto, a ideia original partiu de um amigo meu que, na altura, inseria o pessoal da turma (nós, portanto) num mundo por ele criado onde “nós” éramos os bons e os professores eram os maus. Os inimigos caricaturavam tudo o que os professores eram de facto. Na estória por ele iniciada (e nunca concluída), os amigos eram os heróis. Cada personagem foi criada à imagem do seu original, salientando o que, no fundo, eram as qualidades, manias, “cenas”, de cada um. Inspiradas nas “javardices” que protagonizávamos nas aulas, as histórias começaram a ganhar forma. Inseridos naquele mundo imaginário éramos capazes das mais fantásticas proezas. No entanto, o projecto MEDO Comics foi abandonado (ou “pausado” por tempo indeterminado).
Chegou o décimo ano e o “pessoal” separou-se. As personagens não eram acompanhadas diariamente, mas as proezas verídicas que todos realizamos dentro e fora das salas de aula ficaram para sempre na memória e são recordadas (pelo menos por mim), com saudade e como alguns dos melhores anos da minha vida. Altura em que conheci amigos para a vida.
Quando começou o novo ano lectivo estava sozinho, numa turma que não conhecia. Escrever historinhas começou por ser a maneira que tive de analisar as pessoas que me circundavam. Mas as hormonas impediram-me de levar esse projecto avante. Passei a interessar-me por outro tipo de coisas (como sair à noite e praticar a oratória), deixando de parte a escrita.

Tudo mudou na faculdade. Novamente inserido num ambiente desconhecido, a minha veia literária “tanguista” veio ao de cima. Nesta minha jornada contei com a ajuda preciosa de dois amigos que conheci na ida faculdade. Inspirados pelo livro “Os meus problemas”, de Miguel Esteves Cardoso, compilamos num mini-livro “Os Nossos Problemas”.
Este compêndio (em formato ultra reduzido e ultra-fino, para caber atrás de qualquer cómoda, quadro ou espelho) relatava os problemas que os MVN (os três estarolas autores das famigeradas estórias!) encaravam no ambiente académico.
“Os Nossos Problemas” estava dividido em vários capítulos que analisavam todas as situações por nós vividas, problemas que, de facto, atravessávamos. Com as mulheres como fio condutor, o pequeno exercício de escrita foi desenvolvido durante as aulas (é claro!). Narra acontecimentos factuais recheados por alguma ficção e exagero, a temática que sempre gostei de desenvolver. Escrevemos sobre saídas à noite, sobre festas de faculdade, sobre as mulheres, sobre as outras mulheres, sobre o eterno problema do aspecto exterior, do parecer bem, sobre as nossas tentativas falhadas de “bater coros”, sobre os cortes, sobre tudo e sobre nada.
O livro teve sequela, mais tarde, numa nova tendência da escrita MVNiana. Desta vez os factos continuavam a ser verídicos, mas as estórias ganharam novo dinamismo, transformando-se quase em romances, trágico-comédias, que nos colocavam num novo patamar de interacção dentro da vida de faculdade.
Pelo meio houve ainda vários poemas, atribuições de prémios, códigos e outras brincadeiras que nos iam ocupando o tempo. Também isso tentarei trazer para aqui.

Assim foi a vida na Faculdade. Hoje as estórias e histórias ficaram e nós avançamos. Separamo-nos, trabalhamos e, eu, recordo esses momentos, mais uma vez, com grande saudade.
Aqui pretendo deixar o testemunho de tudo o que foi feito para que todos os que me conhecem, e não só, possam apreciar esta brincadeira literária que levei a cabo, com os meus compinchas, ao longo de anos.
Sujeito a críticas e apreciações, este blog apresenta a vasta (ou não) obra literária dos MVN, com uma breve passagem pelo que fui fazendo antes, até à faculdade.

Um muito obrigado a todos e todas que me inspiraram. Sempre na mente, sempre no coração.

1 Comments:

  • Oi Vasco!!
    Parabéns pela publicação e eu tenhu uma novidade para os MVN e seus fãns...sim eu possuo uns capitulos das estorias deste fantástico trio que não estao aqui retratdas e que penso que estão perdidas...no verdadeiro sentido da palavra, pois não sei onde es´tão mas prometo que vou procurar...Tenho imensas saudades dos velhos tempos...
    Bjs

    By Blogger AnaParedes, at 6:15 AM  

Post a Comment

<< Home